Sinistro com o Carro?!

Saiba o que são os sinistros em um seguro auto e saiba o que acontece.

No mercado de seguro, sinistro refere-se a qualquer evento em que o bem segurado sofre um acidente ou prejuízo material. Representa a materialização do risco, causando perda financeira para a seguradora.
Sinistro pode ser considerado como Parcial e Integral. No caso do seguro automóvel, perda parcial seria quando ocorre por exemplo uma colisão, alagamento ou Incêndio e é efetuado o reparo do veículo. Sinistro Integral seria por exemplo quando o veículo é roubado e a seguradora indeniza o valor total do carro.

O que acontece com um carro com sinistro?
O veículo que sofrer um sinistro de perda total deixa de ser visto como um veículo apto a ser segurado. Porém, algumas concessionárias comercializam veículos deste tipo e é muito importante que, na hora de comprar um veículo usado, todos os documentos do carro sejam revisados. Se você comprar um veículo que sofreu um sinistro de perda total não poderá fazer um seguro auto do mesmo.
Os casos mais comuns são de veículos que foram roubados e dados como perda total. Uma vez que os veículos são recuperados eles passam a entrar nesta categoria de veículos impossibilitados de contar com um seguro.

* Vale ressaltar no entanto que em alguns casos existe a possibilidade de contratação do seguro para estes veículos, mas existirão vistorias, procedimentos e cobranças diferentes de carros não sinistrados.

Como se proteger contra um sinistro?
A melhor forma de proteger seu veículo contra qualquer sinistro é fazendo um seguro auto. Além de não dirigir bêbado ou falar ao celular no trânsito, ressaltamos boas práticas no trânsito para evitar sinistros. Confira:

1. Não dirija cansado;
2. Evite dirigir à noite, principalmente fora das áreas urbanas;
3. Evite dirigir sob chuvas ou ventos fortes;
4. Busque utilizar estacionamentos ou garagens sempre que possível;
5. Mantenha-se à direita da pista e tenha cuidado ao ultrapassar outros carros;
6. Respeite os limites de velocidade;
7. Antecipe suas decisões no trânsito e adote uma direção defensiva;
8. Planeje bem sua rota, evitando possíveis distrações ao procurar pelo local de destino;
9. Utilize a sinalização do carro, avisando os outros motoristas sobre suas ações;
10. Utilize os faróis do seu veículo.

Responsabilidade e boas práticas irão ajudá-lo a evitar muitos acidentes, mas nossa segurança também depende de fatores externos, como por exemplo, os outros condutores. Por isso, o Seguro Auto é a melhor alternativa para protegê-lo de riscos do dia-a-dia.